PALESTRANTES JÁ CONFIRMADOS

André Teófilo Beck

Professor Associado no Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo; Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Engenharia Civil pela University of Newcastle (Austrália); Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Atua há 20 anos como pesquisador e há 13 como orientador e professor nos temas : “Mecânica dos Sólidos”, “Mecânica das Estruturas”, “Confiabilidade Estrutural”, “Segurança das Estruturas”,” Mecânica Estocástica” e “Otimização Estrutural considerando Incertezas”.

PALESTRA: “Calibração Baseada em Confiabilidade dos Coeficientes Parciais de Segurança das Normas de Projeto Estrutural Brasileiras (NBR 8681, 6118 e 8800)”

Antonio Adão da Fonseca

Engenheiro Civil (FEUP;Doutor em Engenharia de Estruturas pela Imperial College- Universidade de Londres; Professor Catedrático Aposentado da FEUP; Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiro; ,Especialista em Estruturas pela Ordem dos Engenheiros; Diretor Técnico nas empresas de projectos de engenharia : AFA – Adão da Fonseca e Associados, Consultores de Engenharia, SA (Porto), de 1985 a 2005; Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Ltda (Porto) a partir de 2006; ADEAM – Engenharia e Consultoria, Ltda. (Belo Horizonte); a partir de 2011 Balmond & Adao Consultancy Ltd. (Londres), a partir de 2016; Presidente Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (1995-1998); Presidente do European Council of Civil Engineers (1998-2002);Membro do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Arquitetónico (2004 e 2005);Membro do Conselho de Ética da Universidade do Porto (2010-2014).

PALESTRA: “A beleza na Natureza – o renascimento das pontes em arco”

Carlos Henrique Siqueira

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Paraíba: Curso de Pós-Graduação em estruturas na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Ciências pela (Universidade Federal Fluminense-UFF; Doutor em Ciências  pela UFF ;  Engenheiro da Supervisão da Construção da Ponte Rio-Niterói ; Engenheiro da Manutenção da Ponte Rio-Niterói há mais de 40 anos;  Ex-professor da Universidade Veiga de Almeida ;  Professor do INAEP – Instituto Nacional de Estruturas Protendidas ;  Professor Convidado do Governo Chinês para Vistoria de Pontes ; Mais de 5.000 pontes e viadutos vistoriados no Brasil e no mundo ;  Diretor da ABPE ; Participante de várias comissões técnicas da ABNT ;- Laureado pelo CREA/RJ pelos relevantes serviços na engenharia civil ;  Sócio proprietário da empresa RIOCON; Trabalhos técnicos publicados em mais de 15 países.

PALESTRA: “Choques de Embarcações contra Pontes, Causas, Efeitos e Proteções”.

Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro

Licenciatura em Engenharia Civil pela FEUP (2002); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (2005); Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2012); Professor Adjunto do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-IPP); Diretor da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP; Diretor das Pós-Graduações em Coordenação BIM (2019) e Pré-Fabricação em Betão (2020) do ISEP; Especialista em Metrologia pela Ordem dos Engenheiros de Portugal (2018); Membro Integrado da Unidade de I&D CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção; Investigador em 15 projetos I&D na área das infraestruturas ferroviárias; Investigador visitante na Bauhaus Universitat Weimar (Alemanha) e University California San Diego (UCSD); Fulbright Grant para Professores e Investigadores; Doutorados atribuídos pela Fundação Luso Americana e a FCT (2016).

PALESTRA: “Inspeção remota de estruturas com recurso a veículos aéreos não tripulados e inteligência artificial”

Fernando Rebouças Stucchi

Engenheiro Civil, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1975.   Prof. Titular Sênior de Pontes e Grandes Estruturas na EPUSP. Diretor da EGT Engenharia Ltda. Presidente da Comissão de Revisões das: NB1/NBR-6118/ABNT, NBR-8681/ABNT, NBR-9187/ABNT, NBR-15200/ABNT. Responsável pela delegação brasileira na FIB – Federation Internationale du Beton. Membro do Comitê 318 do ACI – American Concrete Institute, da IABSE, da ABNT, do Ibracon, da ABMS, do CBT. Publicações: Periódicos (24), Congressos (72), Palestras (61), Livros e Cap. (6). Orientações concluídas: Mestrados (27), Doutorados (5). Responsável pelo projeto de mais de 250 grandes estruturas.

PALESTRA: “Inspeção e Verificação de Obras de Arte em São Paulo – O Caso da Eusébio Matoso, uma obra de 80anos”

Iberê Martins da Silva

Engenheiro Civil em 1999 pela Universidade Santa Cecília; Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da USP em 2003, sob orientação do Professor Dr. Hideki Ishitani; Engenheiro Calculista e Coordenador de Projetos na Outec Engenharia entre 2003 e 2008; Coordenador, atualmente, no Departamento de Estruturas da Engecorps Engenharia em Barueri/SP; Participação nos Projetos da Ponte da Integração Brasil-Peru, na Terceira Ponte de Rio Branco, nos Viadutos no Lote 4 do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas e nos Viadutos na duplicação do Trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios, entre outros. Professor no curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília há 21 anos, responsável pela disciplina de Pontes e Grandes Estruturas; Secretário da CEE-231 na revisão da norma ABNT NBR 7187.

PALESTRA: “Nova Norma de Projeto de Pontes de Concreto (ABNT NBR 7187) prevista para 2021”

João Alberto Vendramini

Especialista em Estruturas pré-moldadas de concreto pela UFSCAR; Professor do curso de Pós- Graduação em Estruturas de Concreto Armado para Edifícios, Diretor Técnico da VENDRAMINI ENGENHARIA; Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no biênio 2018-202; Colaborador na elaboração e revisão de diversas normas técnicas voltadas para a área de estruturas; Coordenador da comissão de revisão da NBR 6120 – Cargas para o cálculo de Estruturas de Edificações.

PALESTRA: “ Principais alterações da Nova Norma de Cargas NBR 6120”

João Pedro Carrilho Calado Antunes Lopes

Engenheiro Civil, licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no ano de 1992.
Nesse mesmo ano ingressou na Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A., para a Direção de Obra do setor das Edificações. Em 2002, assumiu a Direção de Produção da BEL, Engenharia e Reabilitação, S.A., empresa do Grupo da Teixeira Duarte, dedicada à área de reabilitação de estruturas e intervenção no património histórico. Em 2013, foi destacado para o Brasil para assumir funções de direção na EMPA, também empresa do Grupo da Teixeira Duarte e posteriormente na Teixeira Duarte, Sucursal Brasil, coordenando a atividade das empresas nas áreas de Geotecnia, Reabilitação e Obras Marítimas no Brasil e na Colômbia. Em Portugal desde 2020, desempenha atualmente a função de Diretor Comercial nas áreas das Infraestruturas, Geotecnia, Reabilitação e Obras Marítimas.

PALESTRA: “Reabilitação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis”

José Campos e Matos

Engenheiro Civil desde 2002; Mestre 2008; Doutor em 2013 na área de Avaliação Probabilística da Segurança de Estruturas Existentes; Professor, Orientador de teses de mestrado e doutorado desde 2007 na Escola de Engenharia da Universidade do Minho – Portugal. Membro do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, desde 2007. Áreas de pesquisa relacionadas com Sistemas de Gestão de Ativos, Custos do Ciclo de Vida (LCC), Avaliação de Segurança, Avaliação de Risco e Sustentabilidade; Autor e Coautor de mais de 50 publicações em conferências e periódicos internacionais. Membro em vários comités internacionais, coordenando vários grupos de trabalho; Coordenador do Projeto de Investigação SustIMS – Sustainable Infrastructure Management System (Portugal 2020) e do projeto SAFEWAY – GIS_Based Infrastructure Management System for Optimized Response to Extreme Events on Terrestrial Transport Networks (Horizonte 2020), bem como da Ação COST TU 1406 Quality Specifications for Roadway Bridges, Standardization at a European Level (BridgeSpec), entre vários outros; Vice-presidente da IABSE; Presidente da EuroStruct.

PALESTRA: “Do controle de qualidade à tomada de decisão na gestão de pontes e estruturas. O que vem a seguir?”

Luis Oliveira Santos

Engenheiro Civil; Mestre em Engenharia de Estruturas; Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa; Membro Sénior e Especialista em Estruturas da Ordem dos Engenheiros; Pesquisador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Departamento de Estrutura; Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; há cerca de 30 anos, no âmbito da Monitorização, Ensaio, Inspeção e Avaliação da Segurança de Pontes.

PALESTRA: “Efeitos estruturais das reações expansivas de origem interna em pontes de concreto”

Mário de Miranda

Engenheiro  projetista de Pontes e Estruturas. Obteve o seu diploma em Engenharia Civil do Politécnico de Milão, Itália, em 1979.  O seu trabalho, sua experiência e pesquisa estão relacionados  principalmente à concepção ao projeto estrutural e ao projeto de construção das Pontes.  É sócio e Diretor Técnico do Studio de Miranda Associati – Consulting Engineers em Milão e Rio de Janeiro. Esteve envolvido, na qualidade de responsável técnico, em muitos projetos de grande porte incluindo importantes pontes estaiadas e pênseis realizadas na Itália, na República Dominicana, no Brasil, na Argélia e na Índia, assim como na engenharia de construção da ponte pensil  de Storebaelt, na Dinamarca. Tem proferido palestras sobre projeto e construção de pontes, em vários países e é autor de mais de 70 artigos e capítulos de livros sobre o mesmo assunto. Foi presidente de Associações de Engenharia estrutural,  consultor do Ministério de obras Públicas na Italia, e Professor Convidado de Projeto Estrutural na Universidade IUAV de Veneza onde teve a oportunidade e o prazer de transferir parte da sua expêriencia aos futuros projetistas.

 

Palestra: “Pontes estaiadas: projetos e metodos de construção

Matías A. Valenzuela

Engenheiro Civil em Estruturas e Construções pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemática da Universidade do Chile, Mestre Oficial e Doutor em Engenharia pela UPC, Barcelona. Em busca da excelência em pesquisa e profissionalismo, principalmente nas áreas de Infraestrutura, Reabilitação e Fortalecimento de Estruturas. Linhas de Pesquisa: Gerenciamento, Manutenção e Operação de Estruturas de grande porte.

Palestra: “Gerenciamento de Pontes no Chile: Conceitos de Engenharia, Construção e Ciclo de Vida”

Michael Müller

Michael Müller tem mais de 20 anos de experiência em vários projetos de Engenharia de Pontes , incluindo algumas das maiores pontes mistas de concreto e estaiadas de sua  empresa. Muitas  delas foram construídas na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia. Muitos desses projetos foram premiados, como a Ponte em Arco de Tamina na Suíça ou a Ponte Estaiada de Danjiang em Taiwan. Após receber seu Diploma pela Universidade de Stuttgart, iniciou sua carreira em 2000 em Madrid, com foco em prpjetos de pontes. Ingressou na Leonhardt, Andrä und Partner em 2006. Em 2016 foi nomeado Diretor Corporativo e Diretor de Projetos Internacionais, e em 2021 ingressou como Membro do Conselho Executivo.

Palestra: “Responsabilidade pelo patrimônio de engenharia – experiência europeia na reabilitação de pontes importantes na Alemanha”